Qual o melhor leite vegetal?

//Qual o melhor leite vegetal?

Muitos são os motivos para as pessoas deixarem de consumir leite de vaca, como por exemplo, a intolerância a lactose, alergia à proteína do leite e veganismo. Antigamente o leite de soja era praticamente o único substituto ao leite de vaca. Atualmente o mercado de alimentos vem trazendo novas opções que tornam o cardápio mais variado e mais nutritivo. Mas será que o leite vegetal substitui completamente o leite de fonte animal? E qual o melhor leite vegetal para essa substituição?
Vamos falar de alguns deles:

Leite de soja

É uma bebida mais encorpada e com sabor mais forte e característico. Entre os leites vegetais, é aquele possui proteínas em maior variedade e maior quantidade. Ao comprar, cuidado com os sucos de soja, que possuem teor muito baixo de soja na composição e consequentemente menos proteínas e nutrientes.

Leite de castanhas – amêndoa, nozes, castanha de caju

Os leites de castanhas também são encorpados e o seu sabor é variado, sendo que o de avelã e amêndoas tendem a ser mais adocicados. Eles possuem maior quantidade de gorduras boas, além de vitaminas e minerais (como vitaminas do complexo B, zinco, potássio, entre outros) presentes na castanha. Entre os leites é o que possui menor teor de carboidratos. O valor proteico e calórico irá depender da quantidade de castanhas utilizadas para preparar o leite, sendo que os leites industrializados geralmente possuem menor valor calórico, proteico e nutricional do que aqueles preparados em casa.

Leite de arroz

Leite com sabor mais suave e textura fina, interferindo pouco no sabor das preparações. Entre os leites é um dos que possui maior teor de carboidratos e quantidades de proteínas insignificantes. Para reduzir a quantidade de carboidratos, a dica é utilizar o leite à base de arroz integral.

Leite de coco

Campeão no teor de gordura e de calorias em todas as opções de leites vegetais. Tem sabor forte e textura mais grossa. Deixa sabor de coco nas preparações o que pode dar um gostinho especial para vitaminas, doces, shakes, pratos com peixes.

Leite de aveia

O leite de aveia tem o sabor neutro, mas bem encorpado (especialmente os caseiros). Pode ser usado para dar mais consistências nas preparações, sem interferir muito no sabor. As reesposáveis pela consistência encorpada são as fibras solúveis que ajudam a dar saciedade, reduzir o colesterol e a glicemia. Mas entre os leites vegetais, o de aveia tem maior quantidade de carboidrato e fica em segundo lugar no teor de proteínas.

Leite de quinoa

A quinoa é uma semente com grande variedade de vitaminas, minerais e um perfil de aminoácidos variados, como por exemplo zinco, vitaminas do complexo B, vitamina A, Vitamina E, entre outros). Por esse motivo, o leite de quinoa é bastante nutritivo. O lado negativo é o sabor, que pode ficar levemente amargo, especialmente no leite caseiro. Mas em receitas como bolos, tortas, panqueca, o sabor fica imperceptível.

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